Local servirá de apoio aos marítimos
Terça-feira, 2010-11-20
A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) disponibilizou uma sala para que a Igreja Católica e a Igreja Luterana estejam presentes no Cais do Porto Novo com o propósito de conhecer, valorizar e apoiar marítimos, portuários, suas famílias e organizações. Center of seafarers é o nome do novo espaço localizado junto ao antigo prédio da Emater/RS- Unidade de classificação e certificação.
Esse trabalho, que disponibiliza estruturas de acolhida, serviço e celebração, já vem sendo realizado no mundo todo nos países que tem vocação marítima. O apoio é da Organização dos Marítimos Internacional Transport Federation (ITF), Apostulados do Mar (Apostolatus Maris) e da Deusche Seemannsmission (missão alemã de marinheiros).
Um dos objetivos deste trabalho é proporcionar que os marítimos tenham contato com notícias de seus países e de seus familiares. Para cumprir com esse objetivo a sala oferece a internet que possibilita a esses trabalhadores a utilização de seu e-mail e dos programas como o Skype e msn. Para um dos realizadores do projeto, o Padre Giovanni Corso, o marítimo sofre com a solidão do mar. “Depois que eles têm esse contato com a família, voltam até mais alegres para o trabalho. Este é um ponto de referência, um lugar de encontro para a dignidade do marítimo do mundo todo”, completa Corso.
Atividades
O projeto tem como atividades o serviço de escuta para toda pessoa do mar; visita à tripulação dos navios; preparação de marinheiros para serem apoio dos colegas embarcados; atuação junto aos portuários, empresas e caminhoneiros; atendimento a doentes e presos; presença nas famílias e escolas; organização de estruturas de acolhida, comunicação, convivência e lazer (Sede do Apostolado do Mar – Centro Stella Maris); elaboração de material de informação e formação; uso dos meios de comunicação social para divulgar e apoiar os homens e mulheres do mar; programação de cursos de formação para os colaboradores do Apostolado do Mar; promoção de celebrações culturais (festa pátrias) e religiosas; elaboração de material de informação e formação; articulação em redes com sindicatos, associações, empresas, órgãos públicos, Igrejas e Centros de Atendimento ao Marítimo de outros portos; presença em atividades promovidas pelas autoridades e entidades das categorias que promovam a dignidade e o bem-estar do marítimo (como semana da segurança, etc.); integração com o Plano de Pastoral Diocesano e, especificamente, com a Pastoral da Mobilidade Humana.
Fonte e fotografia:
Raquel de Ávila Santos
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do Porto do Rio Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário